Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Os Prós e Contras das Meditações Guiadas

Atenção Plena

Os Prós e Contras das Meditações Guiadas

esfitz
Escrito por esfitz em 08/04/2024

Introdução à Meditação Guiada

O consenso geral ao longo dos anos é que a meditação é algo ótimo.

Serviu à humanidade por milhares de anos e continua a ser um recurso muito importante para aqueles que o utilizam em suas vidas.

Benefícios da Meditação Guiada para Iniciantes

O que muitas pessoas não percebem é que existem vários tipos diferentes de meditação e que cada um deles pode ajudar de maneiras diferentes.

Se manter no tipo de meditação que funciona melhor para você pode ser importante, mas, em última análise, também pode ser limitador.

Focando nas Metas Pessoais

A meditação guiada é uma ótima maneira para quem nunca meditou antes se familiarizar com ela e aprender mais sobre como funciona.

Pode nos dar algo para pensar e focar enquanto nos acostumamos a meditar.

E se descobrirmos que estamos tendo dificuldade em sair de nosso espaço mental negativo, ouvir uma meditação guiada pode ser uma ótima distração.

As meditações guiadas também podem ser usadas para nos ajudar a focar nossas mentes em coisas importantes e em objetivos específicos que são significativos para nós.

Existem centenas de meditações guiadas com objetivos específicos em mente.

Se, por exemplo, você quisesse uma sessão de meditação para te ajudar a tirar o máximo proveito de sua dieta ou rotina de trabalho, você provavelmente poderia pesquisar online e imediatamente encontrar meditações guiadas adaptadas a esse objetivo específico.

Os Riscos de Dependência

No entanto, existem alguns aspectos negativos em se tornar dependente de meditações guiadas.

Quando a meditação foi introduzida pela primeira vez, geralmente era considerada uma maneira de fazer um trabalho interno importante. Algo que era melhor feito sozinho.

Então, se você achar impossível meditar sem a ajuda de outra pessoa, qual é o sentido?

Você está perdendo importantes oportunidades de olhar profundamente para dentro e aprender a ganhar introspecção em si mesmo sem a ajuda de outra pessoa.

A Importância da Meditação Pessoal

A prática meditativa é uma jornada pessoal. É um ato mais eficaz se feito por conta própria.

Se você enfrenta dificuldades para encontrar um lugar seguro e pacífico em sua cabeça sem ajuda externa, perde a oportunidade de conexão profunda consigo mesmo.

Além disso, está perdendo um dos maiores benefícios da meditação que é aprender a criar um espaço seguro e sagrado onde você pode começar a se sentir relaxado e rejuvenescido depois de lidar com um mundo ou situação muito desgastante.

Conclusão: Encontrando o Equilíbrio

Em última análise, não importa qual tipo de meditação você se sinta mais confortável, você pode encontrar valor e introspecção nela.

Seus pensamentos e experiências são seus, e se tornar mais autoconsciente pode acontecer com ou sem uma meditação guiada.

A melhor abordagem é fazer o que parece melhor para você, enquanto ainda trabalha para ser capaz de acessar um estado de espírito seguro e calmo, não importa onde você esteja ou se tem ou não uma meditação guiada para te ajudar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.